quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Analisador de Transistores

Após brigar alguns dias até encontrar uma bendita solda que havia escorrido de uma trilha até outra e ocasionada uma "linda ligação" em um lugar indevido, coloquei para funcionar um testador de transistores. Optei por montar o circuito publicado na revista Elektor (Abril 2005 - Versão Européia), denominado de SC ANALYZER 2005. Tal circuito, utilizando outro modelo de microcontrolador (também da linha PIC16) e com uma placa com disposição diferente dos componentes, embora totalmente compatível com a primeira versão foi publicada pela Electronique Pratique nº 282, sob a denominação DÉTERMINATOR 4001.

Com o circuito, é possível identificar os terminais de transistores bipolares, JFETs, MOSFETs e diodos. Também calcula diversos parâmetros como Hfe, Vth, Idss e Rdson. As informação são apresentadas num display 16x2. O mais interessante, é que o circuito automaticamente determina os terminais do TBJ/FET.

Acabei por utilizar como caixa, uma daquelas usadas em instalações elétricas e adicionei tudas tampas cegas.

Mensagem inicial:

Um transistor conectado ao equipamento:

IRF510:

2N2222:

BF245:

E um diodo 1N4005:

Trata-se de um excelente equipamento para identificar transistores com a identificação apagada ou raspada e teste dos componentes, sendo de granva utilidade na bancada de qualquer técnico/hobbysta.


Um comentário: